São Luiz RioMar

Aprenda a lavar sua calcinha e evite infecções

O que pode acontecer lavando sua roupa íntima de forma inadequada?

27 de maio de 2014

calcinhauxToda mulher sabe que cuidar da limpeza de suas calcinhas é uma importante parte da sua higiene íntima. Entretanto, você pode não estar fazendo isso da maneira correta. Coceiras, corrimentos e irritações são sinais de que você pode estar cometendo erros comuns no processo.

Você tem o hábito de lavar as calcinhas no banho e deixá-las para secar no banheiro? Pois talvez esse seja o erro mais cometido. “Muitas vezes, as calcinhas não secam adequadamente e a umidade facilita o desenvolvimento de fungos que podem causar bastante irritação na vagina”, explica a Dra. Denise Vasconcelos, ginecologista.

Vulvovaginite: conheça e saiba com evitar
> 5 cuidados ao usar banheiros públicos para evitar contaminação

> Quando ir ao ginecologista pela primeira vez?

E nada de usar aquele sabonete cremoso que você usa no resto do corpo ou aquele sabão perfumado que você usa para lavar todas as roupas. A Dra. Denise orienta que “como é um tecido que fica em contato direto com a região genital, deve ser lavado com sabão ou sabonete neutro (ou levemente ácido) e bem enxaguado para que não fique resíduos do produto na calcinha.”

Atualmente, existem no mercado alguns produtos que se apresentam como específicos para lavagem de calcinhas. Cuidado! Eles não são os mais adequados. “Produtos como higi calcinha, por exemplo, não devem ser usados de forma diária, pois contém muitos conservantes, hidratante, alvejante e perfume, todos produtos irritantes da mucosa vaginal”, esclarece a ginecologista. Outros produtos com fragrâncias ou muito cremosos também devem ser evitados.

Já ouviu alguém falar que passar ferro nas calcinhas mata as bactérias? Pelo menos até hoje, não há nenhum estudo que comprove essa teoria. O que acontece é que ele ajuda a tirar a umidade prejudicial da calcinha. “Na verdade, a ação do calor do ferro de passar serve apenas para diminuir a umidade; o que poderia ser feito se a calcinha fosse posta para secar em local apropriado”, revela a Dra. Denise.

 

Dra. Denise

Dra. Denise Vasconcelos

Ginecologista e Obstetra

Serviço:
Denise Vasconcelos Ginecologia e Obsterícia
Rua José Vilar, 1541, Meireles
Contato: (85) 3262.2353




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: