câmara – fev – mar – 2020

5 cuidados ao usar banheiros públicos para evitar contaminação

Germes e bactérias resistentes podem passar dias no local mesmo após a aplicação de produtos de limpeza

8 de junho de 2015
FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

Embora a necessidade fisiológica fale mais alto, usar banheiros públicos não é a melhor opção a se fazer, isso porque, por ser um local de grande rotatividade, pode oferecer riscos à saúde da mulher. Por este motivo, é imprescindível que se tome medidas de cuidado e higiene ao utilizar esse recurso.

Banheiro cheiroso não é sinônimo de limpeza

De acordo com a ginecologista Denise Vasconcelos, de Fortaleza, maçanetas, portas, pias, secadores de mãos, sanitários; todos apresentam uma infinidade de germes e bactérias. Alguns deles são bastante resistentes e podem permanecer por horas ou dias no local mesmo após a aplicação de produtos de limpeza e antissépticos. Por isso, não é porque você entrou em um banheiro com cheirinho de desinfetante que ele está limpo e livre de doenças. Cuidado!

“Uma vez entrando em contato, pode haver a contaminação e daí surgem doenças ginecológicas, respiratórias, oftalmológicas, dermatológicas, entre outras. Em alguns casos há tratamento simples; já em outros pode haver infecção de difícil controle. O ideal mesmo é evitar esses locais”, explica.

No entanto, caso seja necessário o uso, fique de olho nas orientações:

– Lavar e higienizar bem as mãos;
– Proteger as mãos com um lenço descartável ou papel higiênico ao tocar nas portas, vaso, descarga, etc.;
– Evitar sentar no vaso sanitário, mesmo que protegido com papel higiênico;
– Levar na bolsa o seu próprio papel higiênico (alguns contém corantes ou fragrâncias que podem causar reações alérgicas, por isso prefira os neutros!);
– Atenção mamães: o cuidado é redobrado quando se estiver com o bebê. A pele e mucosa da criança é mais sensível e vulnerável a alguns germes.

Colaboração

Dra. Denise Vasconcelos
Ginecologista e Obstetra

Serviço:

Denise Vasconcelos Ginecologia e Obsterícia
Rua José Vilar, 1541, Meireles
Contato: (85) 3262.2353




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: