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A influência do Ômega 3 na dieta

Confira as principais fontes de Ômega 3

24 de Janeiro de 2018
omega 3

Ômega 3

[Ômega 3 na dieta] O ômega 3 representa uma família de ácidos graxos poli-instaurado e é composto por três variedades: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA), que apesar de apresentarem estruturas semelhantes, exercem funções diferentes no nosso organismo. O EPA está relacionado, principalmente, com a saúde cardiovascular e a melhora do perfil lipídico e o DHA é considerado importante para o desenvolvimento da cognição e da visão.

Os ácidos graxos são componentes que formam as gorduras. São importantes na alimentação por fornecerem energia em alta densidade e atuarem como veículo para o transporte das vitaminas que o corpo precisa.

Principais fontes de Ômega 3 :

Peixes de águas profundas e geladas, como a sardinha, o arenque, o salmão e o atum.
Algas marinhas
Sementes de linhaça
Chia
Nozes

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Ômega 3: benefícios

Ação anti-inflamatória (em alguns casos pode ser utilizado nos tratamentos contra acne e celulite);
Funcionamento adequado do sistema imunológico;
Promove a saúde cardiovascular;
Protege a retina;
Manutenção da saúde da pele;
Melhora o desempenho cognitivo;
Contribui para a redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos;
Por conta do papel anti-inflamatório, ele auxilia na perda de peso;
Evita a progressão de doenças hepáticas e auxilia no seu tratamento;
Auxilia na hipertrofia muscular através na sinalização da proteína mTOR.

Atenção!

Deve-se ter cuidado no uso de ômega 3 em pacientes com risco hemorrágico quando forem submetidos a processos cirúrgicos, pois o mesmo pode retardar o processo de cicatrização.;

No pós-operatório deverá ser consumido somente após o período da fase inflamatória (que é a primeira fase de cicatrização) para que não atrapalhe o processo dessa etapa.

Podemos contar também com a suplementação de ômega 3, utilizada quando a ingestão via dieta não é adequada. Lembrando que sempre sob orientação de um profissional.

* Texto da Coluna Viva Saudável assinada pelas nutricionistas Ticyana Falcão, Morgana Rolim e  Maryna Castro.

 

 




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