Telesaúde

HRN inicia atividades de hospital de campanha

O espaço contará com 42 novos leitos de enfermaria destinados a pacientes com Covid-19

10 de junho de 2020

O hospital de campanha do Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) iniciou as atividades na última segunda-feira (8). O espaço, localizado em Sobral, conta com 42 leitos de enfermaria de média complexidade para tratamento de pacientes com Covid-19. Ao total, o HRN terá 218 leitos Covid-19, sendo 114 de enfermaria e 104 leitos de UTI.

Segundo o diretor-geral do HRN, Daniel Hardy Melo, o hospital de campanha é fundamental para ampliar o cuidado aos pacientes. “O hospital de campanha irá possibilitar ao HRN ofertar mais leitos de enfermaria para a rede de saúde na região norte. A unidade irá acolher prioritariamente os pacientes em processo de melhora clínica para a alta”, destaca.

A titular da Superintendência de Saúde da Região Norte, Mônica Lima, ressalta que o hospital de campanha do HRN será importante para dar suporte, em especial, à cadeia de municípios de menor parte, que demandam leitos de enfermaria e de UTI em Sobral.

A gestora explica que a rede de saúde da região Norte está estruturada por meio de planos de contingência elaborados por cada município, de acordo com o perfil de atendimento. “Os moderados precisam ser referenciados para estarem em acompanhamento de enfermaria e os casos graves precisam ir para UTIs”, pondera.

Ainda segundo Mônica Lima, a população precisa continuar respeitando o isolamento social para garantir que todos recebam atendimento adequado. “Precisamos reduzir a velocidade de contaminação. Não é uma doença de responsabilidade exclusiva do sistema de saúde, por isso a participação da sociedade é imprescindível. O comportamento da população vai ditar o ritmo da doença, como a pandemia irá se manifestar em cada região”, avalia.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: