Banner Granja Regina

6 dicas para fortalecer o sistema imunológico

Quanto mais “comida de verdade”, melhor. Acredite, solução está à mesa.

14 de março de 2017
Dicas para fortalecer o sistema imunológico

Água de coco, limão e gengibre. Uma mistura refrescante e poderosa.

Como fortalecer o sistema imunológico

Fortalecer o sistema imunológico com hábitos alimentares é possível, sim! O sistema imunológico é uma estrutura complexa que protege o corpo de organismos estranhos, infecções e doenças em geral. Fatores externos como alimentação colaboram ou pioram o sistema imunológico e, por isso, se faz cada vez mais imprescindível uma alimentação saudável.

A solução está na mesa. Quanto mais natural for a comida, melhor. A chamada “comida de verdade”, rica em legumes, frutas e verduras sempre são a melhores opções.

Para reforçar seu sistema imunológico separamos 7 dicas. Confira!

 

 

 

  • Limão

Apesar de ácido, o limão tem propriedades que alcalinizam o organismo.

De acordo com médica Clarissa Aguiar, o limão é a melhor fruta pra promover uma limpeza no organismo, pois é rico em ácido cítrico e outras substâncias como pectina, bioflavonoides, limoneno, que ajudam na manutenção da imunidade e protegem contra infecções.

A dica da médica é tornar o consumo do limão um hábito. O ideal é ingerir o limão com água morna em jejum assim que acordar. Dessa forma, o limão vai eliminar as toxinas que o organismo acumulou durante o período da noite. “A água com limão promove uma verdadeira desintoxicação do organismo, estimulando e melhorando inclusive a função do fígado”, afirma a Clarissa.

Aprenda uma receitinha de xarope de mel, limão, gengibre e extrato de própolis.

 

  • Omêga 3

O ômega 3 está presente em peixes e pode ser consumido também em cápsulas.

A suplementação com Ômega 3 favorece o bom funcionamento do organismo e consequentemente fortalece as defesas imunológicas, além de ser indicado para diminuir as infecções do trato respiratório. Por exemplo, no terceiro trimestre da gravidez a suplementação com ômega 3 reduz o risco de asma e infecções respiratórias do bebê.

  • Coco verde

A médica Clarissa afirma que o coco verde é um dos alimentos mais nutritivos que a natureza tem. É rico em nutrientes, carboidratos e sais minerais. As proporções variam a depender da maturação. O coco verde é mais rico em vitamina C e o coco maduro rico em gordura. “! E o melhor, a água de coco contém apenas 30kcal em 100ml e seus benefícios são inúmeros, dentre eles: fortalece o sistema imunológico”.

Para fortalecer o sistema imunológico:
  •  Carotenoides

Entre os carotenoide, a beterraba é um dos vegetais mais populares.

Alimentos como couve, mamão, cenoura, damasco, pêssego, melancia, batata, abóbora, beterraba, brócolis e aspargos são ricos em betacaroteno, uma substância que contém antioxidantes, que ajudam a reparar as células danificadas por radicais livres (agentes que danificam o organismo). Os alimentos ricos em betacaroteno proporcionam vitamina A, responsável por melhorar o sistema imunológico.

  • Tenha mais equilíbrio

Evite se estressar tanto. Pode parecer utopia pedir para que as pessoas se estressem menos nos dia de hoje, onde a rotina é mais corrida e a vida moderna inevitavelmente pode causar situaçoes estressantes. Porém é preciso equilíbrio e não entrar na onda do estresse.

O estresse é responsável por alterar o sistema imunológico. quando mais estressada estiver a pessoa, mais ela produzirá o hormônio cortisol, responsável por alterar os estados de ânimo e causar depressão ou ansiedade, que afetam diretamente as defesas do organismo.

Vitaminas: Para quê servem?

  • Gengibre

O gengibre é uma raiz muito utilizada na medicina oriental e com poderes antiinflamatórios.

A raiz tem um papel importante na defesa do organismo, pois além ter uma ação bactericida, fortalece o sistema imunológico. É rico em vitamina C.

Receitinha da Dra. Clarissa Aguiar:
Para refrescar e fortalecer o sistema imunológico, bastar bater 200ml de água de coco, 3 rodelas fininhas de gengibre e 1 limão. Pronto! Uma bebida refrescante e saudável.

 

Serviço:

Dra. Clarissa Aguiar

Rua Coronel Linhares, 2470, sala 1 – Dionísio Torres

(85) 3038-8998 / (85) 3099-1774

 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: