Indaiá 3

Especialista responde dúvidas frequentes sobre menopausa

Saiba também como controlar os efeitos nessa fase da vida

28 de janeiro de 2016
FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

Uma fase natural de qualquer mulher, porém a mais temida: a menopausa. Algumas acabam entrando nesse estágio da vida precocemente e o que não falta são dúvidas a respeito. Por isso, nossa equipe procurou a ginecologista Dra. Denise Vasconcelos, de Fortaleza, para respondê-las e também dar algumas dicas!

1) Muitas mulheres entram na menopausa muito novas e não estão acostumadas com essas mudanças. Existe algum problema em entrar nesse período muito nova?

R-  quando se entra na menopausa muito cedo, os sintomas tendem a ser mais fortes e comprometem mais a qualidade de vida da mulher. Além disso, com mais tempo na menopausa, sem hormônios; há uma descalcificação dos ossos importante e a osteoporose tende a ser mais severa e mais difícil de tratar.

2) O que pode causar a menopausa precoce?

R- Alterações hormonais, predisposição genética, exposição à radiação, cirurgias com retirada do útero e/ou ovários.

3) Quais os sintomas da menopausa?

R- Os sintomas são fruto da falta ou diminuição dos hormônios. Inicialmente, ondas de calor; alterações de

Exercícios físicos podem ajudar a cortar os efeitos da menopausa FOTO: Divulgação

Exercícios físicos podem ajudar a cortar os efeitos da menopausa FOTO: Divulgação

humor; insônia; ressecamento da pele e cabelo; queda de cabelo; ressecamento vaginal. Fadiga excessiva; sintomas depressivos em mulheres que tem uma tendência à depressão –ou porque já tiveram crises antes ou porque tem histórico familiar; entre outros sintomas.

4) Existem dicas que podem reduzir esses sintomas (alguns alimentos específicos, coisas simplesque podem ser feitas em casa)?

R- Uma boa alimentação, atividade física regular podem ajudar a reduzir alterações de humor e melhorar a qualidade de vida; além de ajudar no controle da osteoporose. Alimentos à base de soja podem ajudar a diminuir sintomas de fogachos (ondas de calor), mas seu efeito é limitado.

5) Existe uma idade ideal para a mulher parar de menstruar (uma idade que não irá causar problemas a ela)?

R- A menopausa geralmente se instala entre 45-55 anos, em média entre 48-50 anos. A idade é influenciada por fatores genéticos, hábitos de vida ( etilismo, tabagismo), alimentação, cirurgias prévias.



QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: