BANNER SEGOV CAPACITA 26 DE JULHO 2023

Academia oferece atendimento em libras

A inclusão da pessoa com deficiência em empresas, escolas e academias continua sendo um desafio

17 de outubro de 2016

A inclusão da pessoa com deficiência em empresas, escolas e academias continua sendo um desafio. Empresas que oferecem serviços que atendam a públicos com alguma deficiência saem na frente no quesito inovação, em qualquer área de atuação.

Atendimento em libras

Giselly Almeida, Alcides Moreira e Egberto Júnior.

Há cerca de um ano, Alcides Moreira Neto, que é deficiente auditivo, se matriculou em uma academia na Cidade dos Funcionários, após tentar outros lugares e desistir devido a dificuldade de comunicação, o que acabava prejudicando os treinos.

A atuação e disponibilidade dos educadores físicos Egberto Júnior e Giselly Almeida foram determinantes para que ele decidisse ficar. Os educadores auxiliaram em todo o processo de socialização e nos treinos. A princípio, Alcides enfrentou algumas dificuldades, sentiu-se retraído e teve dificuldade de interagir com os outros alunos. O professor Egberto percebeu logo e tomou a iniciativa de aprender a linguagem de sinais para ajudá-lo. O resultado foi a melhoria do processo de interação e a otimização do treino.

 

Atendimento em libras

 

A princípio, Egberto foi identificando o básico, como “bom dia”, “boa tarde”, “obrigada”, “desculpa”, “por favor”, além de gestos para indicar as cargas dos aparelhos e expressões rotineiras que facilitariam o desempenho das atividades. Com o tempo, o educador físico foi se esforçando para ampliar o vocabulário e evoluindo na linguagem de sinais. Em seguida, a educadora Giselly, percebendo a importância de atender Alcides e aos outros possíveis alunos, começou a aprender libras.

Segundo Giselly, algumas vezes, ainda é preciso um esforço extra para compreender algo mais complexo, mas, já é possível entender perfeitamente o que ele quer dizer.

“Houve o fortalecimento dos relacionamentos, a conquista da confiança nos profisisonais e isso vem ajudando a melhorar a qualidade de vida e a socialização e tem sido uma experiência rica para nós. Ele se sente incluído e consegue se relacionar bem com as pessoas”, explica Giselly.

Egberto, que está concluindo o curso de Educação Física, já está fazendo disciplina opcional em Libras. Ele já percebeu que é necessário se diferenciar e oferecer o que a maioria ainda não oferece. O proprietário da Academia Sentido Único, David Bruno afirma que em um futuro breve, a academia pensa em oportunizar capacitação para todos os professores e colaboradores. “É importante que a gente possa dar atenção especial a quem procura nossos serviços. Inclusive, esse tipo de atendimento é um diferencial no segmento”, explica.

 

Serviço

 

Unidades da academia Sentido Único em Fortaleza

Unidade Aldeota:
Av. Rui Barbosa, nº 1677 – bairro: Aldeota – (85) 3268.2593

Unidade Pontes Vieira:
Av. Pontes Vieira, nº 1000 – bairro: Joaquim Távora – (85) 3013.3032

Unidade Parquelândia:
Av. Humberto Monte, nº 2870 – bairro: Parquelândia – (85) 3181.9359

Unidade Cidade dos Funcionários:
Rua Cônego Braveza, nº 757 – bairro: Cidade dos Funcionários – (85) 3067.8754

Unidade Bairro de Fátima:
Rua Monsenhor Otávio de Castro, n º 43 – Fátima – (85) 3252.1038




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: