BANNER SEGOV CAPACITA 26 DE JULHO 2023

Tratamento inédito contra cáries pode aposentar ‘motorzinho’ do dentista

O novo método em estudo pode, inclusive, ser feito em casa

11 de novembro de 2015
FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

Um estudo realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Estratégicas do Nordeste (Cetene), pretende dar adeus ao método tradicional no tratamento de cáries e pesadelo de muita gente, o famoso “motorzinho“, para pôr em uso uma fórmula inovadora e que pode ser feita em casa.

Trata-se de um líquido composto por nanopartículas de prata, 50 mil vezes menores do que a espessura de um fio de cabelo, que tem ação bactericida. A pesquisa realizada em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e a Faculdade de

FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

Odontologia da Universidade Estadual de Pernambuco, mostrou que o produto foi capaz de interromper 85% dos processos de cárie uma semana depois da aplicação. “É um resultado muito animador, sobretudo quando levamos em conta que o método pode ser aplicado fora da clínica”, disse o coordenador do Cetene, André Galembeck, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

A prata iônica é conhecida por sua ação bactericida e já é utilizada para fins odontológicos no Japão, porém, “o grande problema é que ela deixa os dentes enegrecidos”, afirma Galembeck.

A partir dessa descoberta, os pesquisadores decidiram usar partículas com dimensões de uma escala equivalente a um bilionésimo do metro, as nanopartículas. Agora, a equipe trabalha no desenvolvimento de produtos para prevenção das cáries, feitos a partir das nanopartículas de prata. Em avaliação, estão uma pasta de dente e um enxaguante bucal.

E a gente segue esperando essa novidade chegar por aqui!

 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: