mídia de fevereiro da Prefeitura de Fortaleza.

Sódio: o vilão dos alimentos de baixa caloria

Hoje o mercado já conta com opções de temperos e salgantes livres do elemento

16 de fevereiro de 2015

sodioOs produtos diet ou light merecem atenção especial quando o assunto é sódio, pois eles podem causar o efeito contrário: inchar quem quer emagrecer.

Pesquisadores de Harvard, uma das mais respeitadas instituições de ensino do mundo, dizem haver grandes evidências de que o excesso do consumo de sódio deve ser tratado como um problema, pois o mineral é o maior culpado pela epidemia mundial de hipertensão.

A nutricionista Márcia Cardinalli, de Fortaleza, afirma que pressão alta é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. Portanto, a diminuição da pressão protege muitas pessoas de sofrerem um derrame ou de infarto. Por isso não se deixe enganar, é importante ler o rótulo dos alimentos para verificar a quantidade sódio e evitar ingerir algo que parece saudável, mas não é.

A substância é usada para conservar os alimentos e aumentar o tempo em que podem ficar na prateleira antes de serem ingeridos. “Consumir produtos naturais é uma boa alternativa para driblar os males dos industrializados entupidos de sódio“, afirma a nutricionista. Quanto aos adoçantes, a especialista afirma que devem ser consumidos aqueles que são à base de sucralose, aspartame e frutose.

A quantidade de sódio ideal para ser ingerida por dia é o equivalente a uma colher de chá de sal. Para não perder o sabor da refeição, a dica da nutricionista é apostar em temperos. “Para repor aquele gostinho que todo mundo sente falta quando a comida está mais insossa, optar por temperos como orégano, ervas, salsinha e cebolinha pode ser uma boa alternativa”, afirma Márcia.

Normal x light

Só para você ter uma ideia, um refrigerante que possui dez miligramas de sódio por copo, na versão diet pode ter 30. “Existe o mito de que esses produtos – os diet, light e zero – sempre emagrecem. O que nem todos sabem é que com o teor de açúcar reduzido, a adição de sal ou de gorduras nesses produtos aumenta”, conclui a nutricionista.

Produtos sem sódio

tempero Mrs. Dash Captura de tela 2015-02-16 às 13.58.56

Reduzir a quantidade de sódio ingerida diariamente não é mais impossível. Agora existem vários produtos zero sódio. Uma possibilidade são os temperos Mrs. Dash, um mix de temperos que dão um gostinho a mais no prato. O bio salgante é outra opção. É o primeiro salgante brasileiro livre 100% de sódio. Não provoca aumento da pressão arterial, não causa inchaço ou sobrepeso. Os dois produtos estão à venda nos Mercadinhos São Luiz.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: