Banner SESI

Peso controlado e saúde em dia com dieta mediterrânea

Hábitos alimentares mediterrâneos prometem peso controlado e baixa incidência de doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade

8 de outubro de 2015
FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

Ela não é mais uma daquelas dietas malucas que prometem emagrecer em um curto prazo de tempo. Mais do que um plano alimentar específico, a dieta mediterrânea é um estilo de vida e um conjunto de hábitos alimentares da população dos países que formam a região do Mediterrâneo.

Lá, as pessoas apresentam peso controlado e têm incidência muito baixa de doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade. De acordo com a nutricionista especialista em emagrecimento, Morgana Rolim, de Fortaleza, esse tipo de dieta promove

FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

alimentação natural e equilibrada.

Ponha já na sacola de compras: frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas e nozes), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), azeitonas, vinho, azeite de oliva e uma enorme variedade de ervas.

Fique longe de: carnes vermelhas (não precisa zerar o consumo), gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces.

 

DIETA

Nossa equipe selecionou um exemplo de plano alimentar generalizado com elementos da culinária e hábitos alimentares dos mediterrâneos (todos com o aval da nutri). Confira!

Ah, vale lembrar que não se deve seguir a risca nenhum cronograma alimentar generalizado. O ideal é procurar um profissional em nutrição e garantir uma dieta personalizada de acordo com seus gostos, objetivos e possíveis deficiências/intolerâncias/alergias.

FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

Desjejum

– Chá de ervas
– Fruta da sua preferência
– Sanduíche de pão integral + queijo de cabra + azeite + manjericão, orégano + manjericão + tomate.

Lanche da manhã

– Fruta da sua preferência ou porção de castanhas, nozes ou amêndoas

Almoço

– Peixe assado temperado com azeite e ervas
– Arroz integral com orégano e cenoura, ou batata cozida ou polenta (assada) ou um prato raso de massa integral al dente com molho de tomate caseiro
– Salada com folhas verdes e leguminosas (lentilha, grão-de-bico)
– 1 taça pequena (máximo de 150 ml) de vinho

Lanche

– Iogurte natural ou desnatado com frutas e aveia
– Suco de uva integral

Jantar

– Sopa de legumes com peixe e ervas

– Berinjela assada e refogada com ervas, tomates, pimentão vermelho e alho

– Atum assado com crosta de ervas

Ceia

– Fruta da sua preferência

 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: