Banner Orgânico

Kefir: uma maravilha para nossas vidas

O nome já diz muito. “Sentir-se bem” é a tradução de Keif, palavra originária do Turco, de onde o nome kefir é derivado.

17 de janeiro de 2018
Kefir: uma maravilha saudável

Kefir: uma maravilha saudável

Kefir. Desde que eu comecei a utilizar o kefir, sempre surgem dúvidas, como conseguir, pra que serve, como cuidar. Resolvi fazer esse post para ajudar a tirar um pouco das dúvidas! O nome já diz muito. “Sentir-se bem” é a traduçãoo de Keif, palavra originária do Turco, de onde o nome kefir é derivado. Com origem no leste europeu e sudeste asiático, o kefir ganhou o mundo com seus inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Mas o que é Kefir?

Kefir é uma bebida fermentada, tradicionalmente feita com leite. Os grãos de kefir lembram pedacinhos de couve-flor, mas na verdade são culturas de bactérias e leveduras benéficas, que atuam no processo fermentativo. É possível fazer kefir a partir de leite animal. Quando preparado com leite animal, os grãos de kefir consomem o açúcar presente no leite (lactose), produzindo ácido lático, o que confere o sabor similar ao do iogurte, porém com uma consistência mais líquida.

O kefir preparado com leite animal proporciona não só os minerais e vitaminas presentes no leite, mas também aminoácidos, vitaminas B1, B2, K e Biotina, uma vitamina do complexo B que auxilia na absorção de outras vitaminas. O filtrado de kefir contém muitos lactobacilos vivos que, quando consumidos com frequência, trazem inúmeros benefícios à saúde.

 

> Bolo de chocolate saudável da Ary Aguilera 
> Sorvete saudável 
> entenda a diferença entre alimentos processados e ultraprocessados

O filtrado contém diferentes cepas de probióticos que auxiliam no bom funcionamento do intestino e são bactérias benéficas fundamentais para o controle e combate de bactérias patogênicas como Salmonella, Helicobacter Pylori, E. Coli, além de auxiliar no controle do supercrescimento de Cândida. As leveduras encontradas também auxiliam na redução de processos inflamatórios do trato gastrintestinal.

Os diversos lactobacilos encontrados no filtrado auxiliam a restaurar o equilíbrio da flora intestinal. A disbiose intestinal (desequiíbrio da flora) é uma das principais causas de problemas gastrintestinais como a Síndrome do Intestino Irritável, gastrites e úlceras. Estudos também mostram que as bactérias do bem presentes no composto ajudam no combate de toxinas, podendo reduzir danos no DNA causados em células do cólon.

Receita é simples

A primeira coisa a fazer é obter grãos com algum amigo ou solicitar uma doação de kefir. Eu sempre disponibilizo doações dos meus, é só ficar ligadinho nos meus stories! Utilize uma porção média de 1 colher de sopa de grãos para 200 ml de leite. Deixe o kefir fermentar em temperatura média de 20 a 25º C pelo período mínimo de 24h, com o vidro coberto com um pano. Filtre o kefir com um coador plástico separando os grãos do líquido. Retorne- os para um o pote com leite integral para produzir mais dessa maravilha. É importante que todos os utensílios do kefir sejam exclusivos para eles.

Agora vamos para uma #ReceitaDaAry com essa maravilha que nos foi dado:

CREAM CHEESE DE KEFIR

Todo o processo é tão simples que provavelmente você vai querer fazer muitos cremes de Kefir, tanto para misturar com azeite e algumas ervas aromáticas, como orégano, manjericão, alho salsa e etc, quanto para fazer algumas das centenas de receitas. Com uma colher de plástico mexa o Kefir e coe em uma peneirinha, reserve os grãos que restarem na peneira.
Pegue uma jarra bem funda e faça um coador com um pano, ou use um coador de café de pano.
É importante que o coador não chegue ao fundo, pois o kefir vai soltar o soro.
Coloque o Kefir coado (iogurte) no coador de pano.
Cubra o pote e leve para a geladeira para descer o soro pelo coador.
O tempo na geladeira depende do gosto ou da finalidade do creme. 4 horas deixam ele bem molhadinho. 6 a 12 horas deixam mais cremoso e 24 a 72 horas deixam bem firme! Espero que gostem




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: