R2 produtora abril 2021

Habilidade de mãe

5 aspectos práticos que mudam na vida da nova mãe

29 de junho de 2014

reerA gente sabe que a vida da mulher muda completamente desde o momento em que se descobre grávida. A vida ganha um novo sentido, um novo propósito. Após o nascimento, saber que existe um ser cuja a vida depende de uma única pessoa, que é você, mãe, traz uma respondabilidade, uma amor, e um cuidado sem fim. Mas falando da parte mais prática, você já se deu conta do que você aprende quando se torna mãe? A gente trouxe aqui pra vocês essas habilidades que são bem coisa de mãe!

1-Organização: logo nos primeiros dias com um bebê novinho em casa, a mãe percebe que ele tem um ritmo, que sua rotina precisa ser marcada por um ritual. Ele necessita disso para se acalmar, para ir aprendendo a esperar e a mãe também vai se acostumando a lidar com essa rotina, a organizar sua vida e a casa para integrar esse novo ser. Um aprendizado importantíssimo, uma vez que, mesmo que conte com uma rede de apoio (empregada, babá, creche, marido, avós…), culturalmente é a mulher que gerencia o universo doméstico. Ver quem faz o quê, otimizar recursos, delegar tarefas. Para tudo isso, ela tem de desenvolver ou aguçar o seu senso de organização, a capacidade de antecipar problemas e prever soluções para eles. Já pensou ter que sair de noite à procura de fraldas descartáveis porque esqueceu de planejar as compras desse item ou verificar se o estoque doméstico era suficiente?

2-Gerenciamento do tempo: para equilibrar seus muitos papéis, a mulher com filhos precisa fazer uma reengenharia de tempo. Em sua agenda, as mesmas 24 horas de antes têm que render muito mais para que possa atender a todas as necessidades da sua vida como mãe, mulher, amiga, filha, profissional.. Não não dá pra esquecer de si mesma, né?

3-Relacionamento interpessoal: com filhos, a mulher acaba tendo que lidar com uma rede de relações maior — babá, empregada, funcionários da creche, professores. Aumenta mais a exposição a situações em que tem que lidar com diferenças e conflitos. Essas experiências estimulam a habilidade de se relacionar com pessoas. Para quem lidera uma equipe no trabalho, é um aprendizado valioso. A maternidade nos ensina a nos colocar no lugar do outro, a ter uma escuta mais sensível para suas necessidades e seus desejos. É assim que a mãe consegue distinguir o que o bebê está querendo dizer com cada tipo de choro.

4-Criatividade: como uma coisa puxa a outra, os imprevistos acabam aguçando outra habilidade – a criatividade para buscar saídas, alternativas e soluções que nunca tinha imaginado.

5-Foco no desempenho da tarefa: como o tempo é escasso, para dar conta de tudo, saber focar no que é essencial é outra habilidade valiosa. Com isso, a mãe faz uma vez só e bem-feito, estando logo pronta para a próxima tarefa.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: