Indaiá 3

Coletor menstrual: alternativa saudável e ecologicamente correta

Conheça as vantagens de usá-lo

15 de fevereiro de 2016
Reutilizável, confortável e preserva o meio ambiente

Reutilizável, confortável e preserva o meio ambiente

A maioria das mulheres convivem mensalmente com os tradicionais absorventes, sejam internos ou externos, que, de acordo com a ginecologista Dra. Denise Vasconcelos, de Fortaleza, possuem produtos químicos e poluentes. Por conta disso, é cada vez mais frequente casos de reações alérgicas. Porém, o mercado está cheio de outras alternativas que ainda são pouco populares no Brasil. Uma dessas opções é o Mooncup ou coletor menstrual.

O que é?

Trata-se de um copo feito de silicone, isento de látex, hipoalergênico e não contém corantes, alvejantes ou toxinas. Segundo a Dra. Denise, é recomendado a esterilização com comprimidos especiais ou em água fervendo durante três minutos. “Por não ser absorvente, não causa secura e não altera o equilíbrio da flora vaginal”, explica.

O objeto possui um selo que evita vazamentos e ajuda na retirada do copo. No entanto, são necessários alguns cuidados! O copo deve ser usado por um máximo de 8 horas por vez e, depois esvaziá-lo. O melhor é que a duração é de, aproximadamente, dez anos. Já pensou o quanto você economiza? Além de, claro, você poder reutilizar e ser um produto eco-friendly, diminuindo a quantidade de lixo produzido com o uso de absorventes.

A nossa jornalista Mirely Costa, 26 anos, usa o coletor há dois meses. Ela garante que o objeto é super confortável por ser bem flexível. “Eu sempre me senti incomodada com absorvente interno e externo. Por conta disso, eu deixava de fazer atividade física, desmarcava saídas. Com o coletor eu consigo fazer qualquer movimento, cheguei a sair com os amigos e esquecer que estava com ele”, comentou.

Veja como usar:

FOTO: Reprodução/Inciclo

FOTO: Reprodução/Inciclo

  • Lave bem as mãos e higienize seu coletor. Procure uma posição confortável, na qual você se sinta relaxada. Pode ser em pé, agachada, sentada no vaso sanitário, etc. Dobre-o e segure.
  • Com os músculos da vagina relaxados, separe os grandes lábios com a outra mão e insira o objeto, começando pela parte arredondada. Coloque-o na direção horizontal (na direção do ânus).
  • Continue, mesmo que o coletor desdobre-se antes de ser colocado totalmente. Insira-o até que ele fique completamente dentro da vagina (aproximadamente a 1 cm da entrada da vagina). Não se deve colocar muito alto como os absorventes internos que ficam atrás do colo do útero. Depois de colocado, ele fica em posição mais baixa que um absorvente interno, o que facilita a remoção sem sujeira.
FOTO: Reprodução/Inciclo

FOTO: Reprodução/Inciclo




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: