Banner Orgânico

Ceia de natal funcional: receitas práticas e sofisticadas

Entrada, prato principal, sobremesa, petiscos para decorar…

22 de dezembro de 2015

A ceia de natal vai ser na sua casa e você não sabe o que preparar para surpreender a família? Nossa equipe vai te apresentar um menu funcional, com entrada, prato principal, sobremesa, petisco para decoração da mesa, tudo sofisticado e saudável, sem abrir mão do sabor!

ENTRADA
Bruschetta de berinjela

FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

Ingredientes

600 gramas de berinjela;
3 unidades de tomate maduro limpo;
3 colheres de sopa de azeite de oliva;
40 gramas de queijo requeijão cremoso light;
70 gramas de mussarela light;
1 colher de sopa de orégano desidratado;
100 gramas de queijo minas frescal.

Modo de preparo

– Higienize as berinjelas (berinjelas novas, bem firmes) e os tomates, corte-os em rodelas, retire as sementes. Reserve. Coloque as berinjelas inteiras dentro de uma panela com água fervente junte uma pitada de sal, desligue o fogo, tampe a panela e deixe 20 minutos, vá virando as berinjelas para cozerem de forma uniforme.
Ligue o forno a 200ºC.

– Retire as berinjelas da panela, deixe-as amornar, corte-lhes as pontas, e em rodelas 1 cm de espessura. Unte uma assadeira antiaderente com azeite e distribua as rodelas de berinjela, por cima coloque 1 colher de café de requeijão, a rodela de tomate, 1 colher de chá de queijo gorgonzola, cerca de 7 gramas de queijo Minas, orégano a gosto e manjericão a gosto.

– Regue a bruschetta com um fio de azeite e leve ao forno 15 minutos, desligue o forno e deixe mais 10 minutos. Sirva a Bruschetta de Berinjela quente como entrada, refeição leve ou lanche. Dica. Pode montar a bruschetta em cima de uma fatia de pão italiano ou integral.

PRATO PRINCIPAL
Gallete de vegetais assados e queijo de cabra

Alternativa vegetariana ao tradicional Peru FOTO: Reprodução/Cozinha Dal Bó

Alternativa vegetariana ao tradicional Peru FOTO: Reprodução/Cozinha Dal Bó

Ingredientes

Para a massa:

200g de manteiga ghee
3 xícaras (375g) de farinha de trigo integral
1 col. de chá de sal rosa
2 gemas
Algumas colheres de água gelada

Para recheio:

1 berinjela
1 abobrinha
180g de tomatinho cereja
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 col. chá de sal rosa
Pimenta do reino à gosto
Tomilho
3 col. de azeite de oliva
75g de queijo feta
1 ovo para pincelar no final

Modo de preparo

– Faça a massa. Em uma tigela grande, misture as farinhas e o sal. Adicione a manteiga gelada e cortada em cubinhos. Amassa com as mãos, apertando bem, até a massa ficar com uma cara esfarelada. Adicione as gemas levemente batidas e misture com as mãos. Vá adicionando uma colher colher de água gelada por vez, misturando a massa à cada colherada. Adicione até ficar unida. Embrulhe em plástico filme e deixe descansar em temperatura ambiente.

– Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200ºC. Corte a berinjela e a abobrinha em cubos.  Descasque a cebola e corte-a em 8 pedaços. Descasque e fatie grosseiramente os dentes de alho. Em uma assadeira grande, misture os vegetais com os temperos e o azeite. Leve ao forno por 30 a 40 min, até os tomates comecerem a enrugar. Retire do forno, mas não o desligue. Deixe esfriar enquanto abre a massa.

– Em uma superfície lisa, espalhe umas colheradas de farinha de trigo. Abra a massa usando um rolo até ficar com meio centímetro de espessura e uns 40cm de diâmetro. Não tem problema se as bordas não ficarem bonitas ou se ela rachar um pouco. A graça da torta é que ela tem estilo rústico mesmo.

– Separe uma assadeira e forre com papel manteiga. Transfira a massa para o papel, espalhe os vegetais no centro da massa. Esfarele o queijo por cima. Feche a gallete. Bata o ovo ligeiramente com um garfo e pincele a massa. Leve ao forno a 200ºC e asse até dourar.

*Receita: Cozinha Dal Bó


SOBREMESA
Panna cotta de iogurte com frutas vermelhas

FOTO: Reprodução/Projeto Banquete

FOTO: Reprodução/Projeto Banquete


Ingredientes

400 gramas de iogurte natural desnatado;
200 gramas de queijo creme;
10 gramas de gelatina incolor;
2 colheres de sopa de água;
2 colheres de sopa de mel;
200 gramas de frutas vermelhas (amora, framboesa, morango, blueberry…);
1 colher de sopa de adoçante culinário em pó;
2 colheres de sopa de suco de limão natural;
1 colher de sopa de baunilha essência.

Modo de preparo

Calda de frutas vermelhas

Higienize as amoras e o limão, extraia o suco do limão. Pique 50 gramas de amoras, junte o suco de limão e o adoçante, deixe repousar 20 minutos. Leve ao fogo brando quando levantar fervura desligue.

Creme de iogurte

Bata no processador ou liquidificador o iogurte e o queijo cremoso.
Dissolva a gelatina com 2 colheres de sopa de água no micro-ondas por 30 segundos, junte ao creme de iogurte, acrescente a baunilha e o mel, bata por mais 1 minuto no processador ou liquidificador.

Montagem

Coloque em taças individuais, ou outro recipiente uma camada de creme, em seguida um pouco de calda de amoras, novamente o creme, leve a Panna Cotta ao freezer por 25 minutos. Distribua por cima da Panna Cotta um pouco de calda de amoras e decore com amoras inteiras.

APERITIVOS

Comidinhas saudáveis para decorar sua mesa natalina. Inspire-se!

Buquê de morangosQue tal enfeitar a mesa de Natal com esse buquê de morangos do Panelaterapia Tatiana?Vídeo completo: http://migre.me/ss1R3

Posted by Tastemade Brasil on Segunda, 21 de dezembro de 2015

Aperitivo de Queijo CoalhoO Panelaterapia Tatiana ensina a fazer aperitivos de queijo coalho que são a cara do Natal!Vídeo completo: http://migre.me/ss1C8

Posted by Tastemade Brasil on Domingo, 20 de dezembro de 2015

Limonada rosaComeçar o dia com essa limonada rosa do Banquete vai te fazer muito bem! Vídeo completo: http://migre.me/spr3m

Posted by Tastemade Brasil on Quinta, 17 de dezembro de 2015




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: