Banner Orgânico

Alimentação no combate à Candidíase

A dieta balanceada te ajuda a se livrar desse problema!

20 de junho de 2018
candidíase

Alimentação balanceada é uma forte aliada no combate à candidíase

A candidíase é uma infecção vaginal causada pelo fungo Candida albicans. O fungo está presente na flora vaginal saudável. No entanto, quando há baixa na imunidade e o organismo fica debilitado, esses fungos se proliferam e podem ocasionar a infecção.

Apesar de infectar homens e mulheres, a proliferação ocorre mais em mulheres por conta da estrutura da vagina que favorece o desenvolvimento da candidíase.

“A Candida albicans, responsável por aproximadamente 50% dos casos, é considerada uma infecção oportunista e acomete principalmente as mulheres com imunidade baixa. Estresse, uso de antibióticos, dieta rica em açúcares e carboidratos ou alterações hormonais podem predispor a Candidíase”, explica a ginecologista Isabela Pires.

Para que o fungo não se prolifere, a ginecologista alerta: “Invista em uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e beba bastante água. Evite o uso de absorventes por muito tempo e o uso contínuo de peças íntimas de tecido sintético”.

Prevenção

Fortaleça sua imunidade! Segundo a médica ortomolecular Maryna Landim, “uma dieta equilibrada é essencial no tratamento e na prevenção contra a candidíase”.

> Pílulas anticoncepcionais e os riscos para a saúde (Confira vídeo completo)
> 10 Razões imprescindíveis para optar por alimentos orgânicos
> Castanha-do-Pará: vilã ou aliada na dieta?

ALERTA! “quando o sistema intestinal é afetado por alteração do sistema imunológico, medicação (principalmente antibióticos), estresse, mudanças hormonais e outras doenças como diabetes, ocorre um desequilíbrio e a levedura sofre uma mutação se transformando em fungo tóxico com aumento exagerado de sua quantidade liberando toxina, gerando uma infecção chamada Candidíase”.

INCLUA!

Temperos naturais
Aposte no orégano, alecrim, tomilho, alho e cebola. Eles têm ação antifúngica

Saladas + carne magras

Aposte em folhas escuras, legumes, alimentos integrais, peixe e frango. Além de ajudar no equilíbrio da acidez no intestino,, fortalecem a imunidade.

Suco de cranberry

O cranberry é conhecido no combate à infecção urinária, mas a ação também contribui para combater os fungos da candidíase.

EVITE!

Açúcar em excesso

O açúcar altera o PH vaginal e por isso deve ser evitado, inclusive algumas frutas como manga e melancia. A frutose (açúcar das frutas), caso consumida em excesso, pode ser nociva.

Carboidratos

Macarrão, pão e arroz brancos, também podem piorar o quadro, pois elevam a taxa de açúcar no sangue. Opte pelas versões integrais.

Bebidas alcóolicas

Bebidas fermentadas pela ação de fungos devem ser evitadas, como cerveja e vinho. O sistema imunológico pode confundir e desequilibrar os microrganismos que vivem naturalmente no intestino.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: